Nesta quarta, (25), realizamos Audiência Pública, requerida por nós, para debatermos sobre o “Modelo agrário, Nesta quarta, (25), realizamos Audiência Pública, requerida por nós, para debatermos sobre o “Modelo agrário, desabastecimento alimentar e fome”. Como coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, notamos com profunda tristeza e revolta o ressurgimento do flagelo da fome em nosso país. As políticas públicas bem sucedidas tiraram o Brasil do mapa da fome. Mas foram desmontadas. O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas o brasileiro passa fome, seja pela falta de dinheiro para comprar, por causa de desemprego e ou pelo preço alto dos alimentos.
O Brasil é o uns dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas o brasileiro passa fome, seja pela falta de Além disso, o governo ainda quer privatizar as CEASAS. Não temos mais estoques reguladores feitos pela CONAB. Tudo isto Além disso, o governo ainda quer privatizar as CEASAS. Não temos mais estoques reguladores feitos pela CONAB. Tudo isto é um desastre para soberania alimentar de nosso povo. Metade da população brasileira vive com o drama da insegurança alimentar.
A Audiência contou com a presença de vários especialistas do setor: como Sânia Barcelos Reis, representante de trabalhadores da CEASA/MINAS, representantes das organizações camponesas, do governo entre outros.
A agricultura familiar vem sendo desprezada pelos últimos governos. Querem é lucro com o agronegócio, com desmatamento, uso de agrotóxico e exportações. Chega. Precisamos dar um basta nisso.
Em 2016, protocolamos Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 489/2016, que susta o Decreto n° 3.654. O Projeto de Decreto Legislativo (PDC 489/2016) tem como objetivo sustar o decreto de privatização da Ceasa. Ele já tramitou em várias comissões e está apto a ser votado no Plenário da Câmara.
Assista a audiência publica no YouTube: https://youtu.be/r1tOaReHNhw