Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Setembro Amarelo, um mês dedicado ao cuidado com a vida


O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, o movimento foi criado em 2015 por conselhos e instituições ligadas à saúde. A proposta é de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

 

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. Mas, além disso, é de extrema importância a conscientização das pessoas para a necessidade de tratamento eficaz e o acompanhamento aos casos de depressão.

Prevenção

Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

 

A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas, que contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

 

Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.

Com informações do portal Setembro Amarelo, disponível em: https://www.setembroamarelo.org.br

Olá, como podemos te ajudar?