No dia 1º de fevereiro de 2019 tiveram início os trabalhos da 56ª Legislatura da Câmara dos Deputados Federais. Parlamentares eleitos no último pleito eleitoral (outubro de 2018) tomaram posse e iniciaram suas atividades no Congresso, representando seus respectivos estados.
O dia a dia dos parlamentares são pautados por reuniões, debates e audiências públicas em comissões (permanentes, externas e temporárias) e em sessões (solenes, homenagens e deliberativas). As atividades em Brasília ocorrem, em sua maioria, de segunda a quinta-feira, ficando os deputados de sexta-feira a domingo, por conta de percorrerem seus estados para conversar com lideranças e com a população e, assim, colaborar com a construção de políticas que melhorem o desenvolvimento do Estado e do país.
O deputado federal Padre João atualmente é titular em três comissões permanentes, sendo elas: Comissão de Legislação Participativa, Comissão de Minas e Energia e Comissão de Direitos Humanos e Minoria, sendo que nesta última, ele foi eleito como vice-presidente. Além das comissões permanentes, Padre João é titular da Comissão Externa Desastre de Brumadinho e suplente na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.
Padre João foi indicado, recentemente, para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai tratar sobre o crime da Vale em Brumadinho (CPIBRUMA), tendo em vista sua luta antiga em prol dos atingidos por barragens e pela mineração em Minas e no Brasil.
O papel das comissões
Cada uma das Casas (Câmara e Senado) possuem Comissões Parlamentares, Permanentes ou Temporárias, com funções legislativas e fiscalizadoras, na forma definida na Constituição Federal e nos seus Regimentos Internos. É, também, no âmbito das comissões que se apresentam e se estudam todos os dados, antecedentes, circunstâncias e conveniência de um projeto. Nas Comissões se possibilita que esses aspectos sofram ampla discussão e haja mais liberdade para expressão das opiniões e formação do consenso que, emitido sob a forma de parecer da Comissão, irá orientar o Plenário na apreciação das matérias que vão para votação.